segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

A estranha batata andina

São poucas as vezes em que eu como um prato ou ingrediente famoso de um país e não gosto. Algo já consolidado pelos anos e pelos costumes, apreciado de alto a baixo na pirâmide social, tipo arroz-e-feijão no Brasil. Mas tá, aconteceu, no meio da feira dos bolivianos no Pari. Uma batatinha estranha, acinzentada como um inhame e gosto de...parede. Não é tenra como uma batata cozida nem dura como uma crua. Parece mais uma massa de pão antes de ir ao forno.

Tá, isso tá com jeito de descrição das comidas indígenas feitas pelos portugueses das caravelas. Mas eles não tinham wikipédia e eu, sim, por isso já sei que o nome da tal do ingrediente é chuño ou tunta e é consumida na região andina, entre Bolívia, Peru e norte do Chile. Trata-se de uma batata desidratada consumida há milhares de anos pelos habitantes locais, que podiam armazená-la por anos até. O processo de preparo dura algumas semanas e costumava ser acompanhado de uma série de cantos e rituais para a colheita dar certo. Hoje em dia não sei como é, talvez ainda tenha um pouco disso.

Li que a tunta é meio desprezada nos grandes centros, ou se não desprezada, deixada um pouco de lado. Me lembra um pouco a mandioca, que em muitos locais no Brasil hoje em dia reduze-se à sua forma fast-food, frita e crocante, enquanto originalmente já foi usada até para fazer pinga (talvez seja ainda, não sei). Mas a tunta não é como a mandioca, a tunta tem menos sabor e é mais pesada. Dá a impressão mesmo de ser comida de tempos difíceis, tipo guerra e seca, não algo que se come porque é gostoso. Será certo isso? Os chineses pensam o mesmo das batatas, e de certo os alemães e os peruanos não concordam.

Eu não gosto de beterraba e azeitona, porém não vejo problema no xarope de beterraba alemão, usado como molho de carnes fortes, e sou viciado em azeite de oliva. Talvez a tunta só tenha que estar numa forma diferente para me agradar. De qualquer jeito, fiquei curioso pelo modo como ela é produzida. Encontrei esse vídeo dos andinos sapateando em cima das batatas para limpar e tirar todo o líquido. Fiquei com mais vontade de comer, hahaha.

http://www.youtube.com/watch?v=VTw6u2QIDlg

6 comentários:

Unknown disse...

oi amaral,

Eu já comi chuño e a-do-ro!!! Minha sogra prepara no café da manha, antes tem que ficar um dia na água, hidratando. Coloca na frigideira, com um pouquinho de azeite (muito pouco) e, no meio da batata, um pedacinho de queijo derretido.

Thiago AM disse...

Obrigado pela receita! O pedaço de queijo no meio da batata deve ficar bão...

PENELOPE disse...

Onde comprar batata tunta?

PENELOPE disse...

Onde compro? Eu moro em Minas Gerais

Unknown disse...

Aqui em São Paulo, essas batatas são encontradas para vender a R$22,00 o quilo, na Zona Cerealista, nos arredores do Mercado Municipal. Talvez você consiga encontrá-las no Mercado Central de BH.

Marcel Sasaki Nespoli disse...

Você encontra na rua Coimbra no bairro do Brás em sp ocorre uma feira de produtos andinos no finais de semana eu fui num sábado e encontrei o produto